Mármore ou Granito? Qual a diferença? Qual devo comprar?

O mármore costuma ser mais caro, o que lhe confere status e nobreza. Isso faz com que se imagine que ele seja mais resistente ou então tenha a mesma resistência do granito, mas na verdade ele é mais frágil e é usado em locais com menos circulação de pessoas e exposição a produtos químicos, é indicado para ambientes internos por ser mais leve e sofrer desgaste com a ação do tempo (chuva, chuva ácida, sol). E por ser suscetível ao aparecimento de manchas, não é indicado para bancadas de cozinha, por ser poroso acaba absorvendo gordura.
Já o Granito é usado onde há mais circulação de pessoas, maior exposição de produtos químicos e água devido a sua resistência. Por exemplo: em bancadas de pias de cozinha e banheiro, bordas de piscina e paredes externas.

Outra diferença marcante é que o mármore tem visual mais suave, com veios na pedra menos marcados, de aparência mais delicada, enquanto o granito tem aspecto mais “granulado”, ou seja, com muitos pontinhos visíveis na pedra. Quanto mais liso e claro for o mármore, inclusive, maior o seu preço, pois são mais raros. Alguns tipos de granito, no entanto, por serem bem escuros, escondem essa característica, como o granito Preto Absoluto ou o São Gabriel por exemplo.

Ambos sofrem muito com ação de ácidos e produtos abrasivos, podem manchar, perder brilho e cor (então cuidado com o vinagre, vinho, limão, café). Na limpeza, deve-se utilizar um pano úmido com produtos neutros.

MÁRMORE

O mármore é uma pedra natural atemporal e elegante que traz um elemento de classe a qualquer espaço da casa. Ele apresenta melhor desempenho em áreas de pouco tráfego, como tampos de banheiros e cercas de lareira.

GRANITO

O mais popular de todos os materiais de bancada de pedra natural, o granito vem em várias cores e variações de padrões. Sua baixa porosidade o torna perfeito para o uso diário da cozinha.

ÔNIX

Como uma obra de arte única, o ônix vem em uma infinidade de cores. Como material translúcido, parece particularmente bonito como um backsplash retroiluminado ou um tampo de barra.

SILESTONE

Silestone é uma pedra industrializada, composta por resina de poliéster, pigmento e 94% de quartzo natural - fabricado com alta tecnologia, mediante um processo chamado Sistema de Vibrocompressão a Vácuo, tornando-o extraordinariamente duro e resistente (mais do que o granito).

LIMESTONE

O Limestone pode ser composto, além do calcite mineral, por diferentes proporções de argila, areia e óxido de ferro. Isso irá determinar a sua cor, tonalidade, porosidade, dureza e textura.

CAESARSTONE

O processo industrial da superfície de quartzo da Caesartone, cuja composição apresenta 93% de quartzo natural, misturado a polímeros e corantes, resulta em um produto de altíssima qualidade, eterna durabilidade, ampla variedade de cores e acabamentos.

COMPACTSTONE

A linha Compactstone é uma linha de materiais industrializados que mescla sofisticação, funcionalidade e tendência. As vantagens desta superfície, perante o mármore natural, são a garantia de uniformidade de cor, que possibilita maior aproveitamento da chapa e maior resistência.

AGLOSTONE

Considerado um mármore composto, o Aglostone possui excelente performace, criado por um processo de vibro-compreenssão a vácuo. Ele tem em sua composição 95% de particulas de mármores de tamanhos variados e 5% de resina de poliéster.